Revitalização do Parque do Cocó

11 de novembro de 2010 - 09:39

A área do Parque Ecológico do Cocó compreende o trecho da BR-116 à foz do rio Cocó, localizado no município de Fortaleza, Estado do Ceará, perfazendo um total de 1.155,2 hectares. A planície flúvio-marinha, ocupa desde os trechos do rio localizados na BR-116 até a sua foz, onde forma um estuário.

O Parque do Cocó é a área verde mais identificada com a população de Fortaleza. Além do rio Cocó, o seu manguezal nos trechos mais preservados formam uma mata de rara beleza, situada no coração da cidade, onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova, crescimento e abrigo natural.

Entretanto, ao longo dos anos, o rio Cocó e seus ecossistemas asssociados vem sendo alvo de vários tipos de agressões. As ações antrópicas variam quanto a intensidade e ao tipo, de acordo com a população e atividades existentes no entorno do rio.

Diante da relevância do Parque do Cocó várias ações estão sendo implantadas pelo poder público em conjunto com a sociedade civil organizada, tendo como base as recomendações constantes no documento “Proposta de Proteção, Conservação e Recuperação do Rio Cocó”, elaborado pela equipe da SEMACE, no ano de 2003.

Abaixo são descritas algumas ações atualmente desenvolvidas no parque:

Elaboração de projetos, relatórios técnicos e revisão de instrumentos legais normativos
Contrato de manutenção e vigilância – Empresa Parqui
Educação Ambiental
Levantamento das fontes poluidoras do Rio Cocó
Monitoramento das Estações de Tratamento de Esgoto
Recuperação de áreas degradadas: Replantio de 200 mudas florestais na Praça do Tancredo Neves, antiga área da Favela do Gato Morto.
Elaboração de Termos de Referências visando a requalificação do parque
Participação em Conselhos Estaduais e Comissões Técnicas