223 veículos vistoriados e sete multados em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

5 de dezembro de 2016 - 13:51

Seg, 5 de dezembro de 2016, 13h30

Duzentos e vinte e três veículos movidos a diesel foram vistoriados em Fortaleza, durante blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no dias 1 e 2 de dezembro. Desses automóveis, sete foram autuados por emissão de fumaça preta acima do permitido pela legislação ambiental. O objetivo foi reduzir os impactos ambientais gerados pela fumaça preta dos veículos movidos a diesel.

As blitze são realizadas por agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, que fazem as inspeções usando escala de Ringelmann Reduzido, equipamento que mostra um painel de cores e indica as variações da fumaça, podendo alternar de 20 a 100%. Desta vez, as ações ocorreram nas avenidas General Osório de Paiva (Canindezinho) e Jornalista Tomaz Coelho (Messejana), contando com o apoio de agentes da AMC.

As multas variam de R$ 1.614,40 e 6.457,60 e podem ser reduzidas em 50%, com o infrator apresentando o carro irregular à Superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação. Desta forma, o autuado poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.  

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov