Servidores participam de seminário para conhecer como será a elaboração dos manuais de procedimentos

22 de setembro de 2016 - 16:54

Qui, 22 de setembro de 2016, 16h55

DSC01524O corpo técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se reuniu hoje (22), no auditório Régia Nântua, na sede da autarquia, para o Seminário de Partida para a Construção dos Manuais de Procedimentos da Semace. O evento serviu para apresentar detalhadamente como serão as atividades nos próximos meses para a conclusão desse trabalho de padronização dos fluxos dentro da Superintendência.

A MBS Consulting foi a vencedora da licitação para produzir os manuais. De acordo com Villi Longhi, coordenador técnico da empresa, esse processo será dividido em cinco fases. Atualmente, está sendo feito o diagnóstico institucional da Semace, equivalente à segunda. A próxima etapa será uma das mais importantes e a que demandará mais tempo, tendo como prazo de execução três meses. Nela, serão elaborados os manuais e procedimentos de maneira preliminar. Finalizado, o trabalho passará por adequações necessárias e concluído com a capacitação dos agentes envolvidos nos processos de licenciamento, fiscalização, monitoramento e gestão florestal.

O engajamento dos servidores da Semace será extremamente importante para o sucesso do projeto, afirmou a assessora de Desenvolvimento Institucional da Semace, Elisabete Romão. “Todos serão convidados a colaborar. Nós só teremos êxito se cada um der sua cota de participação”, ressaltou. Elisabete explicou que a elaboração dos manuais está sendo financiada pelo Banco Mundial através do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará (Programa por Resultados – PforR).

O projeto surgiu por causa da necessidade de padronizar as ações dentro da instituição com relação ao fluxo de processos, metodologias, procedimentos técnicos, entre outros. Finalizados os manuais, os servidores passarão por treinamento para adotarem normas e procedimentos estabelecidos no documento. A capacitação incluirá exercícios práticos e simulações de casos reais. A expectativa é dar maior celeridade aos processos administrativos.

Uma comissão com representantes das três áreas fins da Semace está acompanhando os trabalhos e se reunindo periodicamente. Elisabete Romão disse que esse será um dos grandes legados da gestão do superintendente José Ricardo Araújo. A assessora informou, também, que já passou por licitação a contratação de outra empresa para atualizar o planejamento estratégico da autarquia e promover 21 capacitações com o corpo técnico.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov