Semace intensifica devolução de animais à natureza

20 de maio de 2016 - 16:35

Sex, 20 de maio de 2016, 16h35

Trezentos e cinquenta e nove animais silvestres foram devolvidos à natureza pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nos primeiros cinco meses deste ano. O primeiro balanço parcial de 2016, apresentado nesta sexta-feira (20), pelo setor de Defesa de Fauna da autarquia, contabiliza as solturas de seis operações realizadas em parceria com o Ibama, a mais recente delas feita no dia 17 de maio passado. O resultado corresponde à média de 86 animais silvestres soltos por mês,  ou 2,6 solturas a cada dia.

De acordo com o levantamento da Semace, a grande maioria dos animais são aves, que foram resgatadas em situação de maus tratos em feiras, pontos comerciais ou criadouros clandestinos. Entre as espécias mais frequentes nas solturas estão o periquito da catinga (86) e o galo campina (44). “São aves voltaram a voar a se reproduzir livremente”, afirmou o responsável pelo setor, o fiscal ambiental Roberto Cavalcante.

O relatório traz também a lista dos animais que ocorrem no Semi-Árido, mas que sofrem intensa ameaça de caçadores e comerciantes. Entre eles, macacos-prego (16), jiboias (11), jabutis – tinga e piranga (5), cágados – barbixa e cabeçudo (4), cassaco (2), além de veado catingueiro, guaxinim, tatu-peba, tamanduá-mirim, bicho preguiça e iguana, cada espécie com um exemplar.  

Para Cavalcante, este é um número “relevante” no histórico das operações compartilhadas com o Ibama. “Devemos manter ou até aumentar essa média de solturas, até o final do ano”, previu. “Vai depender muito das denúncias que nos cheguem e da devolução voluntária que a população venha a fazer”, completou. O balanço inclui outros 57 animais apreendidos no período, alguns dos quais ainda não estão em condição de voltar à natureza.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov