Evento em Natal-RN sobre energias renováveis contou com a participação da Semace

22 de abril de 2016 - 11:11

IMG-20160419-WA0069Sex, 22 de abril de 2016, 11h10

A cidade de Natal-RN sediou concomitantemente o VIII Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos e a Solarinvest 2016, eventos que ocorreram na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, nos dias 18 e 19 de abril. A principal finalidade do encontro foi tratar do desenvolvimento das energias renováveis no Brasil. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve representada por Jośe Ricardo Araújo, titular da autarquia, Carlos Alberto Mendes, gerente de licenciamento, e Alexandre Pinto, servidor que atua na área de projetos energéticos.

O superintendente da Semace participou da mesa de abertura dos eventos, que contou com a presença de repreIMG-20160419-WA0070sentantes importantes do setor de energias renováveis de instituições públicas, iniciativa privada, associações, federações etc. Há oito anos esses encontros têm cumprido a missão de encontrar sinergias entre as esferas pública e privada, facilitando o diálogo e dando andamento em questões de grande relevância.

Na terça-feira (19), José Ricardo Araújo participou de um debate envolvendo os órgãos ambientais, agências reguladoras, agentes fiscalizadores, entidades de classe, empreendedores e especialistas sobre os procedimentos, prazos, exigências e gargalos dos processos de licenciamento, fiscalização e responsabilidades socioambientais em empreendimentos eólicos.

Araújo destacou o processo de licenciamento e fiscalizatório do setor eólico e solar que a Semace vem desenvolvendo. O superintendente ressaltou que a autarquia trabalha constantemente para desburocratizar os fluxos na casa, destacando a nova resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará aprovada recentemente, na qual são isentas de licenciamento a micro e minigeração de energia renovável no estado. Para finalizar, o gestor informou que o Ceará conta atualmente com 48 parque eólicos funcionando.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov