Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú

8 de dezembro de 2010 - 16:43

1. APRESENTAÇÃO

A APA do Estuário do Rio Mundaú, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 24.414, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 1.596,37 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Trairi e Itapipoca, na costa oeste do Estado do Ceará, a aproximadamente, 165 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela CE 085 (Estruturante) e a seguir pela Rodovia CE 163.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais do Estuário do Rio Mundaú, que o tornam refúgio biológico de grande valor e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico deste estuário, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Estuário do Rio Mundaú é um local de extrema beleza cênica, onde começa a se formar a planície flúvio-marinha que tem como vegetação predominante, espécies que compõem o ecossistema manguezal. Esse tipo de vegetação é sustentada pela disposição de sedimentos síltico-argilosos, ricos em matéria orgânica, exercendo importante função no equilíbrio ecológico local, em especial na retenção de poluentes e como fonte de alimento, abrigo e reprodução de diversas espécies animais. Neste estuário destacam-se o mangue vermelho (Rhizophora mangle), preto ou siriúba (Avicennia Shaucriana). Quanto a outros tipos de vegetação destacam-se os cajueiros, trepadeiras, coqueiros e gramíneas, dentre outras espécies do complexo vegetacional da zona litorânea.

Neste estuário, o mangue serve de abrigo para reprodução de grande parte da fauna marinha (espécies variadas de peixes, crustáceos, moluscos e aves).

As dunas desta área apresentam feições de barcanas (formato de meia lua) com altura variando de 10 a 15 metros, onde se tem uma visão panorâmica privilegiada do oceano, da foz do rio, das próprias dunas, da vegetação e do pôr do sol e propicia a formação de lagoas compondo uma belíssima paisagem.

4. PLANTAS E MAPAS

Planta de delimitação da poligonal da APA (em breve)

5. COMUNIDADES

A população dos Municípios de Trairi e Itapipoca, veranistas e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.

Inseridas nos limites da APA existem treze comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e da agricultura de subsistência, quais sejam: As Comunidades de Palmeiras, Tigipió, Salgado, Panã, Cajueiro Ferrado, Jandaíra, Córrego dos Pires, Vieira do Sal, Vieira dos Carlos, Várzea do Mundaú, Marinheiros, Vila dos Pracianos e a Vila do Mundaú.

6. ATIVIDADES PROIBIDAS
• Implantação ou ampliação de quaisquer tipos de construção civil sem o devido licenciamento ambiental
• Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE
• Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente
• Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens do Rio Mundaú manguezal e campo de dunas
• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

7. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, ocasionados pela especulação imobiliária, com a construção de casas de veraneio, além de desmatamentos, queimadas, caça e pesca predatória, captura desordenada de crustáceos e moluscos, tráfego de veículos sobre as dunas e disposição irregular de resíduos sólidos em área de praia e mangue.

A SEMACE realiza fiscalizações semanais na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população nativa e nos visitantes.

8. ADMINISTRADOR
Gerente: Maria Glaúcia de Sena
Formação Profissional: Pedagoga
E-mail: glaucia.sena@semace.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101-5548 / 3101-5550
Disque Natureza: 0800 275 22 33

9. TURISMO

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, além de atividades náuticas não poluidoras, como windsurf, Kitesurf , passeios de caiaque e pesca amadora.

10. PARCERIAS
• Prefeitura Municipal de Trairi
• Prefeitura Municipal de Itapipoca
• Associações comunitárias e de classe

11. ATIVIDADES

11.1. Permanentes
• Fiscalização e monitoramento
• Licenciamento ambiental
• Realização de campanhas educativas/informativas junto às comunidades locais e população flutuante

11.2. Realizadas em 2010
• Criação do Conselho Gestor da APA do Estuário do Rio Mundaú;
• Elaboração do Diagnóstico socioambiental das famílias que moram no entorno do Mangue em Mundaú;
• Recuperação e Implementação de atividades ambientais no CPTA de Mundaú;
• Palestras e campanhas educativas sócio – ambientais nas escolas e comunidades do entorno da APA;
• Curso de Ecoturismo de Base Comunitária;
• Monitoramento de encalhe de Tartarugas e mamíferos aquáticos (Golfinho e Baleia);
• Campanha de arborização no município de Trairi, em parceria com escolas, área pastoral, associações e Prefeitura (Sec. De Turismo e Meio Ambiente);
• Campanhas e atividades de Sensibilização para a recuperação do mangue;
• Mutirões de Limpeza no mangue, praia e dunas de Mundaú;
• Participação em Feiras e eventos, para apresentação e divulgação da APA do Estuário do Rio Mundaú, realização de Blitz Educativas.