CAR será um dos temas tratados em stand da Semace e Sema na Expocrato 2015

8 de julho de 2015 - 14:34

Qua, 08 de julho de 2015, 14h24

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) estarão presentes na Expocrato 2015, Exposição Agropecuária do Crato, a ser realizada de 11 a 19 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. Na ocasião, os participantes do evento terão a oportunidade de visitar um stand da Semace/Sema e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)/Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que terá como objetivo orientar sobre as funções dos órgãos, além de esclarecer possíveis dúvidas.

Dentre os assuntos de enfoque no stand será o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Na oportunidade, técnicos da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace irão orientar o público interessado em realizar o cadastramento.

“Os proprietários rurais poderão procurar o nosso stand para se inscreverem no CAR, visto que o cadastramento é uma ferramenta para a regularização ambiental. Ao mesmo tempo vamos realizar mini palestras com informações tanto sobre o CAR quanto a questão da educação ambiental”, explica a técnica da Diflo da Semace, Marcela Mendonça.

Ainda de acordo com Marcela, os técnicos estarão atendendo todos os dias da feira tendo como público-alvo os proprietários e posseiros rurais. “Toda propriedade rural tem obrigação de realizar o cadastro. Esperamos que os proprietários estejam nos procurando tanto para tirar dúvidas como para fazer a inscrição, levando as documentações necessárias para fazerem o cadastro”, enfatiza a técnica.

A Expocrato é realizada anualmente na cidade do Crato, município do Ceará. A feira é um dos maiores eventos do Nordeste e mistura shows, cultura, comidas típicas, desfiles e leilões durante oito dias de festa.

Sobre o CAR

O CAR compõe a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

 A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no CAR. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa assistência aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

 Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov