Ricardo Araújo debate sobre arborização em mesa redonda na UFC

5 de junho de 2015 - 10:58

Sex, 05 de junho de 2015, 10h55

O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, esteve presente no workshop Identidade e arborização urbana: Caso Pici e Fortaleza, promovido pela Pró-Reitoria Extensão Universidade Federal do Ceará (UFC), na quarta-feira dia 03 de junho, no auditório da Prograd da universidade, no campus do Pici. Na oportunidade, ele participou da mesa redonda que discutiu o tema Identidade paisagística e de arborização de Fortaleza: propostas e ações concretas.

Em suas explanações, Ricardo falou de suas experiências como engenheiro florestal e superintendente do Ibama e da Semace, além de sua visão em relação à temática abordada: “Como engenheiro florestal, no meu ponto de vista, é importante que a cidade possa se planejar melhor no que diz respeito à arborização, isso vale tanto para o momento de plantar, podar e realizar manutenções. A prevenção e o controle da questão da arborização também são fatores importantes”, destacou o titular da Autarquia, se referindo aos fenômenos tais como pragas, riscos de acidentes, ocorrências causadas por plantas exóticas, entre outros.

Ricardo também ressaltou sobre a importância de se ter uma consciência voltada para a cultura florestal, principalmente no Estado do Ceará, que tem o bioma Caatinga comprometido pela degradação ocorrida pelo mal uso. Além disso, ele frisou sobre a relevância do manejo florestal e sobre a competência da Superintendência, que é licenciar, fiscalizar e monitorar os recursos naturais do Estado, tendo em vista que não compete ao órgão a autorização para o corte e poda de árvore.

Também fizeram parte da mesa redonda: Ronaldo Stefanutti (UFC), José Ademar (UFC/Infra), Vanda Leitão (UFC) e Sérgio Araújo (Coelce).

Poda de árvore

A Prefeitura Municipal é o órgão responsável por autorizações de podas e cortes de árvores em Fortaleza. O serviço deve ser solicitado diretamente a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) através da Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800.2751531.

Ana Luzia Brito