Reaberto o Parque Estadual Botânico do Ceará

2 de junho de 2015 - 10:56

Ter, 2 de junho de 2015, 10h55

Foi reaberto nesta segunda-feira (1) para o público o Parque Estadual Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia , Região Metropolitana de Fortaleza. A reinauguração da unidade de conservação está dentro das atividades programadas para a Semana Nacional do Meio Ambiente, que se estende até o próximo dia 5. Participaram da solenidade o governador Camilo Santana, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, e o titular da Secretaria do Meio Ambiente, Artur Bruno.

Na oportunidade, foi realizada uma visita guiada nos principais equipamentos do parque. O Coral Verdes Vozes da Semace esteve presente cantando para o público. Houve, também, uma apresentação típica da comunidade indígena dos Tapebas. Uma muda de pau-brasil foi plantada pelo governador Camilo Santana como forma de marcar simbolicamente a reabertura da unidade de conservação para a população, que, a partir de agora, poderá voltar a interagir com o meio ambiente naquele local.

O ex-superintendente da Semace e atual assessor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Renato Aragão, recebeu das mãos do governador Menção Honrosa por seus serviços prestados ao Parque Estadual Botânico do Ceará.

Saiba mais sobre o Parque Estadual Botânico do Ceará

Localiza-se no município de Caucaia, às margens da CE-090. Sua área é de 190 hectares. O espaço está aberto ao público todos os dias, das 8 às 13h e das 14 às 17 horas. Ao todo, foram catalogadas 182 espécies vegetais dos biomas caatinga, tabuleiro e mata atlântica e mais de 60 aves. O banco de mudas da unidade de conservação tem capacidade para produzir 3.000 mudas por mês de espécies nativas, além de contar com um banco de sementes e um orquidário. Cada pessoa pode pegar até cinco mudas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Fotos: Marcos Studart