Coema transfere cálculo de compensação ambiental para a Sema

7 de junho de 2018 - 16:50 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Fotografia da reunião do Coema. Na imagem, o secretário executivo do Coema e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, aparece à esquerda, ao lado do presidente do Coema, Arthur Bruno. Eles estão sentados na mesa principal do auditório atrás de seus respectivos microfones. Ao fundo uma apresentação em slides é apresentada. No slide está escrito: IV. Ordem do dia. 1. Apresentação, discussão e votação da proposta de minuta para a alteração da Resolução Coema Nº 26 de 10 de dezembro de 2015

O cálculo dos valores referentes à compensação ambiental passará a ser feito pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Foi o que decidiu o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), nesta quinta-feira (7), ao aprovar a alteração da redação do artigo 2º da Resolução Coema nº26/2015, que dava a prerrogativa do cálculo à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A chamada compensação ambiental é devida ao Estado pelo empreendedor e calculada de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento.

Para o presidente do Coema e secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, a medida vai desburocratizar o processo de cálculo e agilizar o licenciamento ambiental do empreendimento. “É uma mudança de resolução simples, mas importante”, afirmou. “O que haverá é a desburocratização e se ganhará tempo, sendo apenas uma instituição que tratará do cálculo e do monitoramento da compensação ambiental, no caso a Sema”, completou. Não haverá mudança em relação ao modelo de cálculo ou aos valores da compensação.

A medida entra em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado.