Técnicos e analistas conhecem novo sistema para controle florestal

15 de maio de 2018 - 11:06 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Fotografia dos participantes do Curso Sinaflor. Em primeiro plano, o professor à frente da turma olha para a câmera. Atrás dele, os mais de 20 alunos estão sentados atrás de computadores

O Sistema Nacional de Controle de Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) foi apresentado ao público, nesta terça-feira (15), durante um curso realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em parceria com o Ibama. A  primeira turma foi formada por 40 empreendedores, consultores ambientais, técnicos e analistas florestais. E teve como professores convidados os analistas de sistemas do Ibama, Leonardo Carvalho e Danilo Lourenço.

“A gente vai fazer uma explanação geral e mostrar como fazer o fluxo de solicitação de autorizações de exploração florestal, para interligar o DOF que já existe para o transporte da madeira”, informou Carvalho, na abertura do treinamento. “É um sistema inovador, nesse sentido, porque não existe hoje um sistema que reúna informações de todos os estados do Brasil, possibilitando inclusive que o Ibama, futuramente, consiga colocar o Brasil em outro patamar com relação a gestão de florestas”, completou.

Para acessar o Sinaflor clique aqui.

Digitalização

O sistema disponível no Ceará desde o dia 2 de maio marca a digitalização de todos os procedimentos que empreendedores que exploram produtos de origem florestal são obrigados a fazer, para regularizar as atividades do seu negócio. Os pedidos de autorização de supressão de vegetação estão estre os serviços oferecidos pela plataforma, ao lado da solicitação de plano de manejo florestal sustentável, uso alternativo do solo, exploração de floresta plantada entre outros.

Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), o mesmo curso será oferecido para o público interno dos órgãos licenciadores Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Semace, Ibama e Prefeitura de Fortaleza.

Opinião

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, abriu o evento com uma fala em que destacou a facilidade e a transparência oferecidas pelo Sinaflor.

Para o técnico da Sema, Lucas Silva, “o Sinaflor vai permitir uma maior integração entre os órgãos estaduais, e maior domínio e fiscalização, permitindo uma maior conservação das florestas nativas”.

Na opinião da engenheira Florestal, Auzeni Dantas, “o Sinaflor é uma ótima tecnologia, porque vai viabilizar os protocolos de projeto através do próprio sistema, vai diminuir o consumo de papel, o que é bastante sustentável”.

Para o analista de sistemas, Desmond Williams, “o Sinaflor traz mais praticidade para o empreendedor, porque desburocratiza muito o sistema, o fluxo do empreendedor para poder tirar autorização”.