Semace mantém postos de atendimento do CAR no feriado

30 de maio de 2018 - 16:28 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Fotografia do atendimento do CAR sendo executado. Na imagem, tirada na digonal,um funcionário do CAR aparece em primeiro plano. Ele segura um mouse enquanto olha para a tela do notebook à sua frente. Ao seu lado, em segundo plano, uma senhora de blusa listrada fala e gesticula. Ao fundo um senhor está sentado

Os postos de atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenos proprietários funcionarão durante o feriado desta quinta-feira (31), último dia para fazer o cadastramento. Os postos mantidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão localizados em Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. O atendimento é gratuito, independentemente do imóvel ser produtivo ou improdutivo, se é sítio ou fazenda ou se é uma propriedade ou posse.

Quem não fizer o CAR ficará impedido de participar dos programas do Governo Federal de apoio à produção rural. O interessado deve comparecer ao posto mais próximo, levando documentos pessoais e do imóvel, e fornecer as informações. No cadastramento, o proprietário informa a área do imóvel e a localização, que são confirmados por meio de imagens de satélite. Declara também a existência de imóveis e outras benfeitorias, os tipos de vegetação e a ocorrência de área consolidada, de áreas de preservação e de reserva legal.

O CAR é feito somente pela internet, por meio de um sistema unificado que armazena, processa e disponibiliza informações sobre os recursos naturais das propriedades de todas as unidades da Federação. Proprietários rurais de todo o país são obrigados a fazer o cadastro.

Números

O programa da Semace é para 166.307 proprietários com até quatro módulos fiscais (esta unidade varia em cada município) de 109 municípios mapeados pelo Idace, antes do início do CAR. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES.

No Ceará, 132.742 imóveis estão cadastrados. Dos 7.948.067 hectares passíveis de cadastro no estado, 69,9% já estão no sistema. O número de cadastrados é menor entre os pequenos proprietários rurais com dificuldade de acesso à internet ou baixo letramento digital.