Estão abertas as incrições para a II Conferência da Caatinga

25 de maio de 2018 - 16:45 #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Arte baseada na caatinga. Ao fundo, o céu em tons alaranjados mostra um sol se pondo à direita. Uma planta nativa, parecida com um cacto está mais próxima, ao centro da imagem, e só é possível ver seu contorno, preenchido de preto. À direita, um selo amarelo em forma de círculo apresenta uma mão segurando vários rostos de homens e mulheres com diferentes raças. No selo está escrito: II Conferência da Caatinga. Desenvolvimento humano e sustentabilidade. No lado inferior direito da arte, a mesma frase se repete

Estão abertas as inscrições para a II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. O evento acontecerá de 19 a 21 de junho, com o tema “Desenvolvimento humano e sustentável”, no Auditório Murilo Aguiar e demais dependências da Assembleia Legislativa. A proposta é realizar o debate e a troca de conhecimento sobre a problemática do bioma, com o objetivo de gerar políticas públicas que ofereçam desenvolvimento humano e sustentabilidade, em seu convívio.

Os impactos sociais e econômicos da seca prolongada de 2012 a 2017, que atingiu a região, e os compromissos assumidos na I Conferência, realizada em 2012, serão apresentados e analisados, buscando identificar alternativas e políticas públicas que possibilitem qualidade de vida à população, frente à constatação da instabilidade climática. Uma Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro acontecerá simultaneamente à conferência.

Os visitantes poderão participar de um espaço com características do sertão nordestino, onde serão expostas e apresentadas manifestações culturais dos estados da região. A feira será distribuída ao largo do corredor de passagem da Assembleia Legislativa. A ideia é realizar um evento rico em diversidade, onde a realidade caatingueira poderá ser vivenciada, da gastronomia às artes e o artesanato.

A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 14 de junho. O link é https://al.ce.gov.br/index.php/ii-conferencia-da-caatinga

Quem realiza

A realização é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Instituto Agropolos, e Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, com apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste, com parceria do Instituto Nordeste XXI, Fundação Bernardo Feitosa e Instituto Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad).