Fetraece reforça apoio ao Cadastro Ambiental Rural

13 de abril de 2018 - 12:04 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554 / (85) 98852-6642
alberto.perdigao@semace.ce.gov.br

Coordenadora do CAR, Tereza Farias, fala ao microfone, ao lado de dirigentes da Fetraece
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetraece) voltou a manifestar apoio ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta sexta-feira (13), durante a assembleia de prestação de contas da entidade, que reuniu, em Fortaleza, representantes de sindicatos rurais de todo o Ceará. O cadastramento é facilitado pelo Governo do Estado para o pequeno proprietário rural, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em bases de atendimento instaladas em 11 municípios. O serviço é gratuito e sem cobrança de taxas.

Estão incluídas no programa 166.307 propriedades de até quatro módulos fiscais de 109 municípios que já tinham cadastro no Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace). O esforço começou no dia 15 de dezembro passado, mas apenas 18.914 pequenos proprietários fizeram o CAR, o que corresponde a 11% do total a ser atendido. O prazo para prestar as informações termina dia 31 de maio. A partir de junho, quem não tivero o CAR da terra ficará impedido de participar dos programas de apoio à agricultura familiar.

O Cadastro Ambiental é obrigatório a todos os proprietários, independentemente do porte do terreno ou da atividade desenvolvida. Durante o encontro, a coordenadora do CAR no Ceará, Tereza Farias, apresentou o desempenho do atendimento aos pequenos proprietários, nas nove regiões do programa. O Centro Sul/Vale do Salgado lidera a lista com 20% de atendidos, seguido pelo Litoral Leste (18%) e Vale do Jaguaribe (17%). No fim da lista, estão o Sertão dos Inhamuns/Crateús e o Sertão Central, com 6% cada.

Fetraece

A Fetraece representa 183 sindicatos rurais. O Presidente da entidade, Raimundo Martins, classificou o esforço da Semace como uma “grande parceria” que vai possibilitar aos pequenos agricultores o cadastro. “A Federação recomenda a aproximação para que o movimento sindical de cada município receba os técnicos da Semace para fazer não só a discussão, mas mobilizar o conjunto dos agricultores familiares para realizar o seu cadastro”, afirmou o presidente.