Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

Órgãos de meio ambiente farão proteção integrada da fauna

reuniao_gt

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), pelo Estado, e o Ibama, pelo Governo Federal, passam a atuar de forma integrada na proteção da fauna silvestre do Ceará. A decisão foi tomada, nesta terça-feira (23), durante reunião realizada por representantes das instituições, na sede da Semace. A medida reforça a capacidade de atuação dos órgãos ambientais no planejamento e execução de políticas públicas de proteção aos animais ameaçados pela ação do homem ou em fase de extinção.

Durante o encontro ficou decidida a criação de dois grupos de trabalho. O GT de Fiscalização da Fauna integrará Semace, BPMA e Ibama. Este grupo tratará das ações a serem realizadas junto a criadores legalizados ou clandestinos, e contra as práticas de comercialização e de maus-tratos. O GT Políticas e Gestão da Fauna reunirá a Semace, SEMA e BPMA em três grandes projetos: a elaboração do Decreto Estadual de Regulamentação da Fauna, a criação de um Sistema Estadual de Gestão da Fauna e a construção de dois centros de triagem de animais silvestres, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri.

O trabalho já começou

De acordo com a diretora de Fiscalização da Semace, Carolina Braga, o trabalho dos GTs começou com a revisão e atualização dos convênios já assinados entre os órgãos ambientais de forma bilateral. “Estamos nos antecipando e nos preparando para o Pacote de Fiscalização Ambiental que será lançado, em breve, pelo Governo”, afirmou a diretora. Também participaram a superintendente-adjunta no exercício da Superintendência da Semace, Virgínia Carvalho, que representou o Sistema Estadual do Meio Ambiente, o superintendente do Ibama no Ceará, Herbest Lobo, e o comandante do BPMA, Carlos Mota.

A próxima reunião dos órgãos ambientais será dia 6 de março, quando serão avaliados os primeiros resultados dos grupos.

Fevereiro  2018