Seminários do CAR terminam amanhã (14) em Sobral, Brejo Santo e Limoeiro do Norte

13 de dezembro de 2017 - 13:34 # #

car_beberibeTerminará, nesta quinta-feira (14), por Sobral, Brejo Santo e Limoeiro do Norte, a jornada de 12 seminários de informação e mobilização para a realização do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) de 166.307 pequenos proprietários (de até quatro módulos rurais) de 109 municípios georreferenciados pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE). A promoção é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável pelo CAR no estado. O cadastramento deve ser feito somente pela internet e é obrigatório para todos os proprietários rurais.

Saiba mais

A Semace fará o atendimento, a partir do dia 18, em onze bases fixas, localizadas em Tauá, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Crato, Canindé, Beberibe, Itapipoca, Sobral, Brejo Santo e Limoeiro do Norte. As unidades terão pessoal treinado e conexão de banda larga, para lançar na plataforma do CAR as informações dos imóveis. Equipes volantes serão acionadas para as localidades mais distantes e isoladas. O não cadastramento das informações tira do proprietário o direito de participar dos programas governamentais de apoio à produção, inclusive de operações de crédito subsidiado.

Saiba mais:

O CAR é um projeto do Governo Federal previsto no Código Florestal. No Ceará, é executado pela Semace, por meio de uma empresa especializada, com o apoio do Fundo Amazônia e BNDES. O declarante informa a área do imóvel, a localização e a cobertura do solo (vegetação, plantios, imóveis). Declara também a ocorrência de área consolidada, de servidão administrativa, de áreas de preservação permanente ou de uso restrito e de reserva legal. A base de dados que poderá ser consultada pelo Estado, mercado e sociedade para a tomada de decisões.

Outras informações sobre o CAR estão disponíveis em: https://www.semace.ce.gov.br/2017/04/cadastro-ambiental-rural-car-ceara/

Calendário dos Seminários

Nesta terça-feira, houve seminários do CAR em Beberibe, Canindé e Crato, com a participação de agentes públicos dos municípios, associações da agricultura familiar e de comunicadores locais. Veja a programação que encerra a jornada.

13/12

Itapipoca – Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Avenida da Universidade, s/n – Madalena.

14/12

Sobral – Centro de Convenções, na Avenida Dr. Arimateia, 300 – Campo dos Velhos.

Brejo Santo – Escola Balbina Viana, Rua Olegário Emídio de Araújo, s/n – Centro.

Limoeiro do Norte – Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Avenida Estevam Remídio, 1145 – Monsenhor Otávio.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov