Seminários do CAR começam nesta terça (5) por Iguatu

4 de dezembro de 2017 - 11:19 # #

vaqueiroComeça, nesta terça-feira (5), por Iguatu, a série de 12 seminários que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará, em todo o estado, para divulgar o Cadastramento Ambiental Rurais do Ceará (CAR). O cadastramento deve ser feito somente pela internet e é obrigatório para todos os proprietários rurais. O CAR será facilitado a 166.307 pequenos proprietários (de até quatro módulos rurais) de 109 municípios georreferenciados pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE).

As informações serão colocadas na plataforma do CAR por pessoal treinado, sem a cobrança de taxas, em onze bases fixas: Brejo Santo, Crato, Quixeramobim, Crateús, Tauá, Beberibe, Limoeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Canindé e Itapipoca. Uma equipe itinerante visitará localidades mais distantes dos pontos de atendimento. O CAR é um projeto do Governo Federal previsto no Código Florestal. No Ceará, é executado pela Semace, por meio de uma empresa especializada, com o apoio do Fundo Amazônia e BNDES.

Um dos objetivos do seminário é mobilizar os meios de comunicação e os governos municipais, por meio das secretarias de agricultura e meio ambiente, para o esforço conjunto de levar o pequeno proprietário até o posto de atendimento da região. Sindicatos rurais e outras entidades do terceiro setor ligadas à agricultura familiar também estão sendo convocados. O Seminário do CAR de Iguatu será realizado, a partir das 8 horas, na rua 13 de Maio, 55 – bairro Planalto (CREDE 16).

Importância do CAR

O CAR é uma base de dados que poderá ser consultada pelo Estado, mercado e sociedade para a tomada de decisões. O declarante informa a área do imóvel, a localização e a cobertura do solo (vegetação, plantios, imóveis). Declara também a ocorrência de área consolidada, de servidão administrativa, de áreas de preservação permanente ou de uso restrito e de reserva legal. O não cadastramento das informações tira do proprietário o direito de participar dos programas governamentais de apoio à produção, inclusive de operações de crédito subsidiado.

Outrtas informações sobre o CAR estão disponíveis em: https://www.semace.ce.gov.br/2017/04/cadastro-ambiental-rural-car-ceara/

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov