Semace preparada para novo Sistema de Controle dos Produtos Florestais

5 de dezembro de 2017 - 12:16 # #

sinaflor_treinamentoServidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) começaram a ser treinados, nesta terça-feira (5), para atuar com o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), em uma capacitação que segue até amanhã. A plataforma desenvolvida pelo Governo Federal para ser um sistema único para todas as unidades da federação é uma das novidades do Código Florestal. O Sinaflor começou a ser implementado este ano e já funciona na região Norte. Em 2018, deverá entrar na rotina dos órgãos ambientais dos estados do Nordeste e demais regiões.

Apresentação do Sinaflor foi feita pelo representante da diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do Ibama Nacional e membro da equipe que elaborou o sistema, Paulo Marinho. Ele mostrou a realidade dos estados em relação às autorizações e as “vantagens” propostas pelo Sinaflor. “A grande vantagem do Sinaflor é a transparêcia do sistema, a publicidade”, afirmou. “Vai trazer um controle maior para a atividade florestal”, completou. A capacitação reúne também servidores do Ibama no Ceará. 

Vantagens

De acordo com Marinho, o Sinaflor uma das vantagens do Sinaflor é disponibilizar uma série de informações florestais para a sociedade e para os órgãos de controle e fiscalização. O sistema também tem críticas que impedem a desconformidade no lançamento de dados. E dá celeridade aos processos autorizativos, uma vez que tanto o detentor rural como o responsável técnico podem acompanhar eletronicamente todo o andamento, cumprir as pendências com mais agilidade, encurtando o prazo entre o protocolo do pedido e a aprovação.

Outro integrante da diretoria nacional, Custódio Neto, falou no evento.

Workshop para consultores

Nesta quinta-feira (7), a Semace realizará um workshop sobre as funcionalidades do Sinaflor para consultores do Ceará que atuam na área florestal. “Detentores e responsáveis técnicos terão um papel muito importante nessa nova fase do sistema”, advertiu o gerente de Cadastro e Extensão Florestal da Semace, Adirson Feitas. “Eles terão muitas responsabilidades e é muito interessante que, nesse primeiro momento, conheçam e comecem a se familiarizar com o sistema", concluiu. A inscrição gratuita pode ser feita pelo telefone (85) 3101.5546.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov