12 carros autuados em blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza

24 de setembro de 2010 - 15:43

Durante os dias 22 e 24 de setembro, a equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), esteve realizando blitze em ruas e avenidas de Fortaleza que registram grande fluxo de veículos. O objetivo da ação é vistoriar o automóveis movidos a diesel e monitorar a emissão gasosa provenientes do sistema de escapamento desses, reduzindo, assim, a poluição atmosférica.

Na oportunidade, 184 carros passaram pelas blitze promovidas pela Semace nesses três dias. Desse total, 12 estavam emitindo fumaça negra acima do permitido pela legislação e foram autuados. Os pontos escolhidos pela equipe foram as avenidas João Pessoa (dia 22) e Jornalista Tomás Coelho (dia 24) e Rua Coronel Matos Dourado (dia 23).

A aferição é feita com base na escala de Ringelmann Reduzido, que consiste em cinco colorações, variando do cinza claro ao preto total. Os padrões 1 e 2, correspondem a 20% e 40%, permitidos por lei. Já os outros três padrões, indicam 60%, 80% e 100% de emissão de fumaça negra, estando fora dos padrões estabelecidos pela legislação. Nesses casos, os proprietários recebem um auto de infração, cuja multa varia de R$ 1.060,03 a R$ 4.240,12. Caso o veículo seja levado regulado para uma nova vistoria na Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, esse valor cai pela metade.

A Semace contou com o apoio dos agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza.

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554