Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017

Semace orienta municípios contra desmatamento e queimadas

Produtores rurais de Graça, na Ibiapaba, receberão, nesta quinta-feira (30), a palestra Desmatamento e Queimadas: uso do fogo controlado, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Técnicos da Diretoria Florestal da autarquia mostrarão os prejuízos causados ao solo pela supressão da cobertura vegetal e explicarão como preparar o terreno para o plantio sem degradar a natureza. O evento será realizado às 8h30, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também podem participar técnicos da Ematerce e das secretarias de agricultura e de meio ambiente.

Neste tipo de orientação, os técnicos da Semace indicam o uso do fogo controlado, uma técnica segura de queima com hora e local programados de acordo com legislação específica. “Tem que pedir autorização ao órgão ambiental, fazer aceiros com largura mínima de três metros em volta da área a ser queimada, queimar no contrafogo, ao entardecer ou ao amanhecer”, explicou o gerente do Setor Florestal da Semace, Adirson Freitas. “É proibido realizar queimadas em áreas de domínio de rodovias, de preservação permanente e faixas de segurança de linhas elétricas”, completou.

Fogo controlado

Os pedidos de autorização para o uso do fogo controlado poderão ser apresentadas à Semace, a partir de janeiro de 2018, quando termina o período proibitivo para a técnica. A proibição está prevista na Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 105/2017, que colocou o Ceará em estado de emergência ambiental, a partir de maio. O mês marca o fim da quadra chuvosa e início da estiagem, quando aumentam os focos de incêndio, parte deles provocados por uso desautorizado de fogo no campo.

Prevenção

A palestra de caráter preventivo será realizada a um mês do início da pré-estação chuvosa de janeiro, quando também aumenta a prática do desmatamento. Será a quinta palestra do tipo realizada pela Semace, este ano. As outras foram em Brejo Santo (1) e em Pacujá (4). As prefeituras interessadas em realizar a palestra em seus municípios devem solicitar em ofício à Semace, pelo e-mail diflo@semace.

Dezembro  2017