Servidores da Semace fazem curso de monitoramento da qualidade do ar

23 de outubro de 2017 - 16:12 # #

O curso Monitoramento da Qualidade do Ar e Tecnologia de Controle da Poluição do Ar foi aberto, nesta segunda-feira (23), em Fortaleza, para uma turma de servidores do corpo técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Até sexta-feira (27), eles serão atualizados quanto à teoria e às práticas relacionadas a material particulado, gases, vapores e odores, e verificação de sistemas.

O objetivo é melhorar a avaliação da qualidade do ar, englobando redes de monitoramento automática, critérios de instalação de pontos de monitoramento, critérios de validação dos resultados e interpretação dos dados. Este é o 16º dos 21 cursos que a Semace está realizando, até março de 2018, para o quadro de servidores, como parte do Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Estado com o Banco Mundial.

Especialista

O professor convidado é o engenheiro ambiental e consultor, Adriano Prochowski, especialista em tecnologia de avaliação da qualidade do ar e em controle de emissões atmosféricas. Prochowski prometeu compartilhar sua “experiência de campo” com os alunos, como forma de conhecer “a base científica”.

Uma visita técnica será realizada à estação automática da qualidade do ar da SEMACE, no complexo portuário do Pecém. “Por mais que você tenha equipamentos de medição e pessoal, se você não otimiza esses recursos, você não tem uma boa eficiência para o trabalho e para o investimento feito”, alertou.

Alberto Perdigão

Assessoria de Comunicação da Semace

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov