Semace pedirá controle da emissão de gases de efeito estufa em grandes empresas

2 de outubro de 2017 - 18:35 # # # # #

curso_gases2A Superintendência Estadual do Meio Ambiente pedirá o controle e a redução da emissão de gases de efeito estufa como condição para o licenciamento de empresas com atividade de grande potencial poluidor-degradador. A informação foi dada pelo diretor de Controle e Proteção Ambiental da autarquia, Lincoln Davi, nesta segunda-feira (2), ao final do curso: Gestão de Gases do Efeito Estufa.

O treinamento foi oferecido a técnicos de órgãos ambientais com atuação no estado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que já elabora inventários da gestão de gases de efeito estufa (GEE) nos processos produtivos, visando a reduzir os níveis de emissão, conforme estabelecem acordos internacionais assinadas pela Brasil. O curso teve como professores os consultores Henrique Pereira e Jéssyca Guimarães.

Curto prazo

De acordo com o diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, a nova exigência deverá ser adotada em curto prazo. “CSP está fazendo o seu inventário. Então vamos cobrar das empresas de mesmo porte a mesma iniciativa”, afirmou. “Se (a emissão) está acima do que preveem os acordos, queremos saber o que a empresa fará, nos próximos anos, tecnologicamente, para diminuir as emissões”, explicou.

Davi admitiu que a Semace poderá adortar estímulos ao controle. “Em Minas Gerais, as empresas que fazem o inventário têm um ano a mais no prazo de renovação da licença, têm 20% de desconto na taxa de licenciamento”, exemplificou. “É uma forma de valorizar o licenciamento ambiental e colaborar com o Brasil, nos acordos internacionais”, afirmou. “No segundo momento, a gente vai passar para as empresas de médio porte”, completou.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov