Semace lança aplicativo da balneabilidade das praias

4 de julho de 2017 - 16:58 # # #

A condição de banho das praias do Ceará passará a ser informada por um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O Aplicativo da Balneabilidade será apresentado nesta quinta-feira (6), na sede da Semace, às 15 horas, durante a reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

A nova ferramenta disponível para telefones celulares e tablets do sistema operacional Andriod amplia o acesso aos boletins de balneabilidade das praias de Fortaleza, da Região Metropolitana e do Estado, publicados regularmente no site da autarquia (www.semace.ce.gov.br), e dá outras informações que facilitam a escolha do destino para fortalezenses e turistas.

Vantagens

O Aplicativo da Balneabilidade tem a vantagem de oferecer as informações dos três boletins em um só mapa, facilitando a escolha. O usuário também pode solicitar a melhor rota para chegar à praia escolhida e o tempo de deslocamento para o tipo de transporte que utilizará – transporte público (ônibus), particular (carro ou moto), bicicleta e a pé.

O App foi desenvolvido pelos analistas da Semace por meio da ferramenta de software livre e seguirá em expansão. O próximo passo será disponibilizar as notícias da autarquia e, em seguida, o serviço Disque Natureza (de denúncias de crimes ambientais), que já atende pelo telefone gratuito 0800.2752233.

“Temos hoje o melhor e mais completo aplicativo do gênero entre todos os estados brasileiros”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação, Ítalo Solon. A ferramenta pode ser acessada também por meio do site mobile.semace.ce.gov.br. “Até o final do ano, o aplicativo estará disponível para o sistema IOS e poderá ser acessado por meio de QR Code”, antecipou.

Para baixar

Para baixar o Aplicativo da Balneabilidade, o interessado deve acessar a loja da Google Play, buscar o aplicativo Semace e clicar no botão Instalar. O serviço é gratuito. As atualizações serão feitas on-line, sempre que a área técnica da Semace concluir um novo boletim de balneabilidade.

 Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov