Transparência: ferramenta permite acompanhamento de processos na Semace

6 de junho de 2017 - 16:39 # #

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disponibilizou, nesta segunda-feira (5), uma nova versão da ferramenta que permite empreendedores acompanharem virtualmente o andamento dos seus processos em tramitação na autarquia. A ferramenta de acompanhamento de processos do sistema de atendimento (Natuur Online) dispensa a consulta presencial do interessado na maioria dos casos, tendo em vista a atualização em tempo real desses documentos.

A medida beneficia em média 5 mil empreendedores que possuem processos, em andamento ou conclusos. Além de possibilitar o acompanhamento de forma on-line, a nova versão permite que o empreendedor tenha acesso a nove diferentes tipos de documentos anexados ao processo: autorização, parecer técnico, relatório técnico, termo de referência, mapa georreferenciado, justificativa técnica, ofício, espelho da licença e parecer jurídico.

Outra vantagem é que os documentos podem ser visualizados e baixados (download) de forma simples e segura. Para iniciar a consulta, o interessado deve acessar o site da Semace através do link: www.semace.ce.gov.br, clicar em Sistema de Atendimento na aba de Serviços, fazer o login no sistema Natuur Online, acessar o menu Interessado e, finalmente, clicar na opção Consulta de Processos. O serviço é inteiramente gratuito.

Ministério Público

Em janeiro deste ano, a Semace disponibilizou a ferramenta Compese, que possibilita a procuradores e promotores de justiça acessar os dados relativos aos procedimentos de licenciamento e de fiscalização. Estão disponíveis, on-line, os processos, notificações, termos de embargo e autos de infração. O serviço serve a todas as comarcas do estado. A medida de transparência deverá ser estendida, no segundo semestre, para os membros do Ministério Público Federal.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov