Servidores aprendem como cuidar de animais antes de devolver à natureza

22 de maio de 2017 - 17:09 # #

Servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) visitarão, amanhã e quarta-feira (23 e 24), o Criadouro Comercial Sitio Tibagi, em Guaramiranga, e o Zoológico de Canindé, como parte prática do curso Manejo de Fauna em Cativeiro, aberto, hoje (22), em Fortaleza. O curso trouxe a Fortaleza a doutora e consultora ambiental Denise Gaspar. É o sétimo de 21 cursos que serão oferecidos aos colaboradores da autarquia, até o fim do ano, como parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Estado com o Banco Mundial.

Funcionários do Ibama, do Batalhão Ambiental da PM e da Seuma também participam, discutindo as possibilidades de integração de políticas públicas de proteção a animais silvestres resgatados em situações de risco ou maus tratos. O treinamento aborda as principais técnicas e metodologias utilizadas na manutenção e no manejo de fauna em cativeiros autorizados, incluindo, aspectos técnicos sobre soltura e monitoramento da fauna silvestre. Os alunos se atualizam em relação à manutenção de répteis, aves e mamíferos em cativeiro. A legislação de fauna silvestre relacionada ao manejo, ao tráfico e à retrodução de animais na natureza também estão no programa.

Voz da especialista

De acordo com Denise Gaspar, “esse curso será muito positivo porque vamos a campo observar, discutir e conversar com os profissionais desses locais sobre as melhores formas de manejo, para entender quais são os maiores desafios”. Para a professora, o cativeiro é um local "extremamente importante" para a conservação da biodiversidade. "Só o manejo em áreas protegidas não é o suficiente. Faz-se necessário o suporte das áreas de criadouros, a fim de que se mantenham populações, ou seja, indivíduos das diferentes espécies. A partir daí, iniciam-se os projetos de devolução das populações nativas à natureza”, completou.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov