Semana tem dois novos cursos para multiplicadores do CAR

29 de maio de 2017 - 17:28 # #

A coordenadoria do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza, nesta terça e quarta-feira (30 e 31), mais uma capacitação técnica para multiplicadores do cadastramento. O curso será na Secretaria de Educação de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao final de dois dias de aulas teóricas e práticas diante do computador, os alunos estarão capacitados a ensinar outros agentes a atuar no cadastro de pequenas propriedades.

Quinta e sexta-feira (1 e 2), será a vez da Secretaria de Agricultura de Uruburetama, na região Norte, receber o curso ministrado por técnicos da Semace. O treinamento é uma ação estratégica do Governo do Estado, envolvendo SEMA, SEMACE, IDACE e demais instituições responsáveis pela implementação do CAR-Ceará.

A capacitação abrange temas referentes ao Código Florestal e noções de geotecnologias. A teoria é aplicada por meio de exercícios práticos no Módulo de Cadastro Ambiental do sistema do CAR. São capacitados funcionários da prefeitura local, extensionistas da Ematerce regional e representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais.

“O estado do Ceará tem um compromisso de ampliar as informações sobre o CAR, para segmentos do setor público e entidades de classe”, afirmou a coordenadora do CAR no Ceará Tereza Farias. “A ação tem como objetivo formar multiplicadores do CAR, visando fomentar o cadastramento em regiões do estado do Ceará”, completou.

Outros cursos

Na semana passada, outros dois cursos foram ministrados, ampliando o número de multiplicadores. Nos dias 23 e 14, na Unilab, em Redenção, no Maciço de Baturité, foram treinadas 16 pessoas, incluindo agentes municipais, estudantes e professores da Universidade, e representantes de Capistrano, Aracoiaba, Pacatuba, Ocara, Barreira e Guaiuba.

Já no auditório da SEMACE , nos dias 25 e 26, o curso foi oferecido para formar multiplicadores que atuarão em outros quatro municípios da Região Metropolitana: Pindoretama, Maranguape, Caucaia e Itaitinga.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace