Semace apresenta balanço sobre atuação no controle de agrotóxicos

11 de maio de 2017 - 12:49 # #

Noventa e seis empresas comercializam produtos agrotóxicos no Ceará. O número foi apresentado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta quarta-feira, durante a oficina Técnicas de Manejo Sustentável da Produção Agropecuária, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em Senador Sá.

A apresentação foi feita pelos técnicos da Semace, George Romeiro e Marcelo Diogo, responsáveis pelo estudo sobre o controle e o disciplinamento da utilização dos agrotóxicos no Ceará. O levantamento indica também que 114 empresas fabricantes de produtos agrotóxicos atuam no Ceará e que 1.086 produtos estão cadastrados para utilização no estado.

O número de pontos de venda está em queda. Entre as possíveis causas estão a seca prolongada e a retração da economia. “Empresas que ainda atuam clandestinamente precisam ser denunciadas, para que possamos agir”, afirmou Romeiro. “Estar fora do controle do Estado significa um risco para quem vende, para quem utiliza e para o meio ambiente”, completou.

Ainda de acordo com o estudo da Semace, a região do Cariri é a que mais usa agrotóxicos na lavoura, com 31,7% do total de utilizadores, seguida da Ibiapaba, com 30,2%. Entre os problemas mais frequentes na utilização dos produtos, estão a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), a aplicação de doses inadequadas e a destinação incorreta das embalagens vazias.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feita pelo Disque Natureza: 0800 275 2233

Saiba mais:

A Semace atua no controle e disciplinamento da utilização dos agrotóxicos baseada Lei Estadual dos Agrotóxicos nº 12.228/93 (regulamentada pelo Decreto nº 23.705/95) e pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 (regulamentada pelo Decreto Federal 6.514/08).

São atribuições da Semace:

– Autorizar a distribuição, comercialização e uso de agrotóxicos

– Registrar empresas fabricantes e as comercializadoras de agrotóxicos

– Registrar empresas prestadoras de serviços, empresas agropecuárias e empresas de armazenamento e expurgo de sementes, que utilizam agrotóxicos para fins fitossanitários

– Cadastrar os produtos agrotóxicos a serem comercializados

– Fiscalizar as empresas que comercializam agrotóxicos diretamente aos usuários

– Fiscalizar contaminações ambientais por agrotóxicos

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov