Coema aprova projeto de energia solar para Aquiraz

12 de maio de 2017 - 11:11 # # #

O Complexo Fotovoltaico Steelcons Sol do Futuro foi aprovado, nesta quinta-feira (11), em reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). O projeto de produção de energia solar da empresa Steelcons Energy, considerado de grande porte, deverá ser instalado no distrito de Patacas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O complexo composto por três usinas terá 300 mil painéis fotovoltaicos, numa área de 151 hectares. Deverá para produzir 90 mil megawatts (aproximadamente 13 gigawatts hora/mês), o suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil residências. O investimento será de R$ 400 milhões e o início do fornecimento da energia está previsto para novembro de 2018.

De acordo com o estudo apresentado pela empresa, o complexo está localizadado em área antropizada, distante 9,5 quilômetros da comunidade indígena da Lagoa da Encantada e a 3,5 quilômetros da área de preservação do Rio Pacoti. O projeto prevê 61% de impactos positivos, na fase de instalação. Na fase de operação, serão gerados 250 empregos diretos e 1 mil indiretos.

Vistas

Os estudos de impacto ambiental dos projetos do Complexo Eólico Serra da Ibiapaba, da empresa Millennium Wind II Participações Ltda, e da Mina de Calcário (Quixeré), de interesse da empresa Mineração Belocal Ltda também foram submetidos ao Coema. Mas não foram votados, por causa dos pedidos de vistas apresentados por dois conselheiros.

Os estudos deverão voltar à pauta do Conselho na próxima reunião, prevista para o dia 8 de junho. Até lá, as empresas interessadas ficam impedidas de receber o licenciamento exigido por lei e emeitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Para saber mais sobre o Coema, acesse: https://www.semace.ce.gov.br/institucional/coema.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov