Semace sugere a proibição de queimadas em cinco municípios do Cariri

16 de março de 2017 - 16:44

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional do Crato, sugeriu para a Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado a proibição do uso de queimadas durante dois meses por ano, nos municípios do Crato, Barbalha, Caririaçu, Jardim e Juazeiro do Norte. A restrição seria aplicada no período de 12 de outubro a 13 de dezembro, quando se verifica a ocorrência de vários pontos de foco de incêndios, e suspenderia inclusive o uso de fogo controlado que é previsto em lei.

A sugestão de regulamentação foi apresentada nesta quarta-feira (15), durante a 52ª reunião

ordinária do Comitê da Sub-bacia, realizada em Icó. Representantes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e do Dnocs também assinaram a manifestação, que deverá ser encaminhada ao Sistema de Meio Ambiente do Estado, às prefeituras e câmaras dos municípios.

Foram solicitadas também a implementação do saneamento básico nos os municípios da microbacia, visando a despoluir os recursos hídricos e águas subterrâneas, e a realização de uma campanha de sensibilização com a população em favor das fontes de água e rios, e contra o desmatamento, o uso do fogo na preparação do plantio e a destinação inadequada do lixo.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace