Semace abre diálogo com novos gestores de meio ambiente

21 de março de 2017 - 17:07

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) abriu diálogo com prefeitos, secretários e técnicos das novas gestões municipais, durante o Encontro de Gestores Ambientais do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nesta terça-feira (21), na sede na Universidade do Parlamento, na Assembleia Legislativa. O encontro foi organizado para identificar os interesses comuns e unir os esforços das gestões do Estado e das prefeituras.

No ato de instalação, o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, estimulou os municípios a assumirem o papel de emitir licenças ambientais, como previsto na Resolução Coema nº 01 e cobrado pelo Ministério Público do Estado. O superintendente ofereceu apoio institucional. “A Semace está à disposição dos senhores”, afirmou. “Temos orientado e ajudado os municípios que nos procuram. Temos experiência acumulada há anos”, completou.

Jornada

Pela manhã, os gestores conheceram os órgãos que formam o sistema de meio ambiente do Estado: Sema, Semace e Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). À tarde, participaram de oficinas temáticas, onde puderam conversar com os diretores e técnicos dos órgãos do sistema, tirar dúvidas e apresentar demandas.

A Semace ofereceu informações sobre licenciamento ambiental e municipal, monitoramento ambiental, taxa de controle e fiscalização ambiental; Cadastro Ambiental Rural (CAR), plano de manejo florestal, autorização para desmatamento e uso de fogo controlado; fiscalização, gestão de fauna, emissão de Documento de Origem Florestal e doação de bens apreendidos.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace