Servidores da Semace começam jornada de 21 cursos

6 de fevereiro de 2017 - 12:24 # # #

O curso de Coleta e Preservação de Amostras de Águas e Sedimentos abriu, nesta segunda-feira (6), a jornada de 21 capacitações técnicas nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de recursos florestais que será oferecida aos servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ao longo deste ano. A programação faz parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pela Semace com o Banco Mundial.

O treinamento de abertura é ministrado pelo doutor em Química, Francisco Cláudio de Freitas Barros, para 40 técnicos. As aulas seguem até sexta-feira (10), num total de 40 horas/aula. De acordo com o instrutor, o curso tem como objetivos desenvolver planejamento de amostragem e organização de trabalhos de campo; aplicar métodos usados no controle de qualidade na amostragem; utilizar adequadamente equipamentos e materiais na amostragem de águas e sedimentos; e realizar corretamente os ensaios de campo.

Lista de cursos

Os cursos serão realizados pela empresa Tramitty Serviços, com carga horária que varia de 20 a 120 horas/aula. Poderão participar com caráter de prioridade os servidores com a formação acadêmica exigida e que desenvolvem de forma rotineira atividades relacionadas com o conteúdo do curso.

1. Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimentos (40h/aula)

2. Avaliação de Impactos Ambientais (64h/aula)

3. Valoração do Dano Ambiental (64h/aula)

4. Recuperação de Áreas Degradadas (64h/aula)