Semace reabre treinamento para multiplicadores do CAR

16 de fevereiro de 2017 - 18:12

Termina nesta sexta-feira (17), em Juaguaribe e Iguatu, a primeira fase da temporada 2017 de treinamentos de multiplicadores do Cadastro Ambiental Rural (Car), coordenada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os municípios de Salitre e Senador Sá também foram atendidos nesta primeira semana. Técnicos da autarquia estão orientando funcionários das prefeituras e representantes de sindicatos rurais sobre as vantagens e obrigações da Lei do Novo Código Florestal (N°12.651/2012). Os cursos duram de um a três dias e são realizados no município.

O CAR é obrigatório a todos os proprietários rurais. A Semace e as prefeituras auxiliam os pequenos produtores a fazerem o cadastramento da terra, disponibilizando multiplicadores treinados, computadores e conexão com a internet. “Tais atividades são constantes, por conta das mudanças ocorridas nas equipes municipais que auxiliam os usuários com palestras, cursos e com realização de cadastros aos agricultores familiares cujos imóveis não ultrapassam os quatro módulos fiscais”, explicou a coordenadora do CAR no Ceará, Tereza Farias.

A programação continua na próxima semana. Qualquer prefeitura ou sindicato rural dos 109 listados no programa (os mesmos onde, há quatro anos, o Idace iniciou a regulartização fundiária) pode pedir o treinamento do CAR à Semace. É necessário enviar um ofício por carta (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Fátima. Cep: 60050-155, Fortaleza – CE) ou e-mail ( semace@semace.ce.gov.br), informando a demanda, o número e o perfil dos multiplicadores. Os cursos serão realizados no município, na sede da Semace, ou nas diretorias da autarquia do Crato ou Sobral.

Saiba mais:

Para saber mais sobre o CAR, acesse: https://www.semace.ce.gov.br/institucional/servicos-institucional/cadastro-ambiental-rural-car/

Alberto Perdigão
@Semace