Moradores de Aquiraz conhecerão o projeto de três usinas de energia solar

22 de fevereiro de 2017 - 17:04

O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) do Complexo Fotovoltaico Steelcons Sol do Futuro será apresentado em audiência pública, nesta quinta-feira (23), às 10 horas, na Câmara Municipal de Aquiraz. A audiência é parte das exigências da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para o licenciamento do empreendimento.

O projeto do Complexo Steelcons Sol do Futuro prevê a instalação de três usinas de geração de energia, cada uma com 94.048 módulos fotovoltaicos, numa área particular de 203 hectares localizada no distrito de Patacas, a 17 quilômetros da sede do município. A capacidade conjunta de produção é de 81 megawatts, que serão absorvidos pelo sistema elétrico.

A audiência será acompanhada por técnicos da Semace responsáveis pelo licenciamento. Durante o encontro, representantes da empresa explicarão à comunidade da área de influência do empreendimento e interessados os possíveis impactos à natureza e como estes serão minimizados. As sugestões surgidas na audiência poderão ser incorporadas ao projeto.

O Grupo Steelcons Energy Sol do Futuro já atua no ramo e tem sede em Campinas (SP). “A implantação e operação do projeto é exequível, uma vez que os impactos adversos previsíveis serão acompanhados por medidas mitigadoras e por planos e programas de controle e monitoramentos técnicos e ambientais”, explica o Rima a ser apresentado.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace