Acordo Semace/Unilab reforçará cadastramento de pequenos proprietários no Maciço de Baturité

24 de fevereiro de 2017 - 15:55

Alunos e professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) seguirão integrados às ações do Cadastro Ambiental Rural, durante o ano de 2017. A parceria, que já ocorre desde 2015, foi prorrogada pelo acordo de cooperação técnica assinado entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que coordena o CAR no Ceará, e a Universidade.

Em 2015 e 2016, a equipe do CAR capacitou professores e alunos do curso de Agronomia da Unilab, para facilitarem o cadastramento ambiental de propriedades com área de até quatro módulos fiscais. O apoio oferecido como serviço de extensão universitária beneficiou proprietários da agricultura familiar da região do Maciço de Baturité.

“O Acordo de Cooperação tem propiciado o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a Diretoria Florestal da Semace, por meio da equipe do CAR, e o curso de Agronomia da Universidade, além da articulação institucional com os demais setores da área de Cooperação Institucional”, avaliou a coordenadora do Cadastro, Tereza Farias.

Em reunião de planejamento, realizada nesta quinta-feira (23), com o representante da Unilab, Luiz Gustavo, ficou decida a realização de novos treinamentos sobre as fases do CAR e de atividades de manejo florestal, inventário florestal e demais atividades desenvolvidas pela Diretoria Florestal da Semace. A cooperação terá duração de cinco anos.

Acordo de Cooperação:

Objeto: conjugação de esforços entre os participantes mediante utilização de tecnologias, recursos humanos, materiais e científicos disponíveis, visando à implementação conjunta de programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as diversas áreas do conhecimento humano, bem como o intercâmbio de professores, técnicos, estudantes e material acadêmico.

Compormissos: disponibilizar recursos humanos e materiais necessários para executar as ações de que tratam os Projetos e/ou Planos de Trabalho; recrutar, selecionar e treinar, quando necessário, os recursos humanos participantes das ações; permitir a utilização dos laboratórios, centros de experimentação, centro de processamento de dados e a biblioteca aos participantes.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace