Lançamento de revista científica marca abertura da Semana do Servidor da Semace

26 de outubro de 2016 - 15:59

Qua, 26 de outubro de 2016, 15h44

A primeira edição da Revista Científica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) – temáticas ambientais em foco foi lançada nesta terça-feira (25), na sede da autarquia. A solenidade marcou a abertura da Semana do Servidor 2016, que conta com uma vasta programação para os colaboradores da instituição, incluindo feirinha de artesanato, ginástica laboral, mas soterapia, passeio ecológico pelo rio Cocó, dia de lazer em parque aquático e sessões de cinema.

A revista conta com 11 artigos feitos por colaboradores da Semace. Em seu conteúdo é possível encontrar estudos sobre temas como licenciamento ambiental, carcinicultura, áreas de preservação permanente e unidades de conservação. Com 134 páginas, a publicação terá uma tiragem inicial de 1.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para instituições de ensino, bibliotecas e órgãos públicos.

A produção recebeu o elogio do superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, que aproveitou a ocasião para expressar sua felicidade em ser funcionário público e parabenizou a todos pelo Dia do Servidor. “Tenho 35 de serviço público e considero algo muito especial. Estamos sempre dialogando com a sociedade e isso é bom. É uma entrega à nossa função”, disse Araújo. O titular ainda frisou seu empenho nesses anos que está à frente da Superintendência em sempre buscar melhorias para a qualidade de vida e de trabalho dos funcionários.

O superintendente no Ceará do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Alexandre Alencar, destacou a importância da revista científica e exaltou a expertise dos servidores da Semace na área ambiental. “Vocês estão de parabéns por essa iniciativa. Não se faz mais meio ambiente com achismo. A Semace tem uma capacidade técnica acumulada suficiente para produzir sua revista”, relatou Alencar.

Finalizando a solenidade, Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente do Estado, creditou aos servidores todo o trabalho feito pela administração pública. “No serviço público os gestores passam e os servidores ficam. Vocês são quem carregam essas instituições. Na Semace, já percebi o comprometimento e a competência de todos”. Bruno ainda sugeriu um desafio ao Ibama, Semace e Sema de lançarem no final do próximo ano, oportunidade na qual a Superintendência Estadual do Meio Ambiente completará 30 anos, um livro trazendo a temática ambiental no Ceará nessas três décadas.

Abaixo, confira a lista de artigos que contemplam a Revista Científica da Semace – temáticas ambientais em foco:

– A efetividade do estudo de impacto ambiental no licenciamento ambiental
– Análise do licenciamento e controle ambiental das indústrias de curtumes do Ceará
– Análise morfométrica da bacia do rio Canindé como subsídio à delimitação de áreas de preservação permanente em recursos hídricos
– Empreendimentos de carcinicultura e o novo Código Florestal
– Gestão de unidades de conservação: um estudo de caso na área de proteção ambiental da Serra de Baturité
– A Lei Complementar 140 – ratificação da competência comum e da autonomia municipal
– Licenciamento da atividade de carcinicultura no estado do Ceará 2009-2014
– Mapeamento das formas de uso da terra na planície fluvial do Rio Jaguaribe em Russas
– Mapeamento dos principais impactos ambientais existentes e potenciais no Parque Ecológico do Cocó
– Mobilidade urbana sustentável: convergência entre a educação de trânsito e a educação ambiental
– Monitoramento ambiental das carciniculturas do Estado do Ceará no ano de 2013

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov