Semace realiza no Cariri operação de combate à poluição atmosférica ocasionada por carros

19 de dezembro de 2016 - 13:42

Seg, 19 de dezembro de 2016, 13h40

Os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, receberam blitzes do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). As fiscalizações ocorreram no período de 13 a 15 de dezembro, respectivamente. Passaram pelo monitoramento 412 carros, resultando na autuação de 12 por emissão de fumaça acima do permitido.

São considerados irregulares os veículos cujo índice de fumaça ultrapassa os 60% da escala de Ringelmann Reduzido durante a vistoria. A multa aplicada pode variar de R$ 1.614,40 e 6.457,60, dependendo do grau de poluição. Caso o responsável leve o automóvel para uma nova medição na Semace, em até 15 dias após a autuação, ele pode receber o abatimento de metade desse valor. Contudo, é preciso que o carro apresente emissão de fumaça dentro do permitido nesse segundo teste.

O programa tem o objetivo de minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. Além disso, a Semace procura conscientizar os motoristas que a manutenção de seus veículos é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Apoio

Durante os três dias de fiscalização no Cariri a Semace contou com o auxílio da Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e dos departamentos municipais de trânsito das cidades escolhidas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov