Palestra mostra como a ouvidoria pode ser usada para melhorar a gestão pública

14 de dezembro de 2016 - 14:01

Qua, 14 de dezembro de 2016, 14h

Representantes da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) estiveram na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na tarde desta terça-feira (13), ocasião em que ministraram a palestra "A importância da ouvidoria para as instituições como ferramenta de gestão". O evento foi promovido pela Ouvidoria da Semace, através de sua titular e substituta, Lene Peixoto e Ana Sylvia Crivellaro, respectivamente.

Segundo Ítalo Brígido, coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, é necessário o serviço público criar ações, ferramentas e canais para que a sociedade possa desenvolver um controle social sobre quem está à frente das instituições governamentais. Brígido justificou essa necessidade citando fundamentos legais que regram essa transparência, como a lei de acesso à informação e a de responsabilidades fiscais.

O coordenador disse que as ouvidorias não recebem apenas denúncias. “Há quem entre em contato para fazer críticas, reclamações, sugestões, solicitações de serviços e até elogios”, informou. No caso das denúncias, Brígido ressaltou ser relevante o detalhamento das informações relatadas para facilitar a solução do problema. Para ele, “a ouvidoria é uma ótima ferramenta na gestão para ver o que está bem e o que precisa ser melhorado”. Outro ponto lembrado durante a palestra foi o quê deve ser denunciado, qual fato é verdadeiramente importante ser averiguado.

A questão da ética profissional e seus princípios também foram abordados pelo articulador da CGE, Tiago Peixoto. O palestrante trouxe à tona reflexões sobre atitudes cotidianas que podem acabar gerando conflitos de interesses entre o público e o privado.

O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, agradeceu a equipe da CGE e corroborou com o pensamento que a ouvidoria deve ser usada com a finalidade de trazer benefícios para a gestão através da identificação de metodologias e procedimentos que devem ser corrigidos, aperfeiçoados ou mantidos.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov