Operação conjunta entre Semace e Ibama resgata 44 pássaros silvestres

8 de dezembro de 2016 - 16:41

Qui, 8 de dezembro de 2016, 16h40

dsc06826 O costume antigo, mas ilegal, de criar animais silvestres em casa sem autorização foi alvo de uma fiscalização conjunta envolvendo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quarta-feira (7), em Lavras da Mangabeira. A ação resultou na apreensão de 38 pássaros. Outros seis foram devolvidos por populares.

A grande maioria das aves apreendidas estava em uma residência na periferia da cidade. Só neste local as equipes encontraram 35 pássaros silvestres, além de material para confecção de gaiolas. A multa ao responsável foi aplicada pelos fiscais do Ibama e teve o valor de R$ 17.500, já que a legislação fixa a quantia de 500 reais para cada animal. Nenhuma espécie apreendida está ameaçada de extinção. Foram resgatados espécimes de galo campina, abre-fechadsc06850, bigodeiro, rolinha, canário da terra, sabiá, entre outros.

Os bichos foram transportados no veículo da Semace adaptado para o translado de animais. Logo após o encerramento da operação, o grupo se dirigiu ao município de Jucás para realizar a soltura daqueles que apresentavam boas condições. As aves foram libertas em uma área que apresentava características indicadas para a reinserção à natureza. O restante dos pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado em Fortaleza.

Como devolver um animal sem registro

Ainda é comum encontrar pessoas que têm em suas residências animais silvestres sem registro – a exemplo de papagaios, macacos, cobras etc – e que foram adquiridos irregularmente. Nesse caso, não há possibilidade de regularizar a posse do animal. O correto a se fazer é entregá-lo para não correr o risco de ser responsabilizado. Para isso, o dono pode entrar em contato com o Cetas do Ibama e pedir orientações dos procedimentos a serem adotados.

A Semace também recebe denúncias de tráfico de animais silvestres e sobre a posse sem autorização. A autarquia conta com dois canais de comunicação com o público. Um é o Disque Natureza, que funciona no número 0800-275-2233. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 15 horas. Há, também, o e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

Serviço:
Setor de Defesa da Fauna na Semace: (85) 3254-3083
Disque Natureza da Semace: 0800-275-2233
Cetas do Ibama: (85) 3474.0001

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov