Semace e SRH discutem implantação do CAR para propriedades com obras hídricas

1 de novembro de 2016 - 15:54

Ter, 1º de novembro de 2016, 15h40

semaceSRHA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo), mantém o foco das atividades em prol da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado do Ceará. Técnicos da Diflo e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), discutiram nesta terça-feira (1) ações para realizar o cadastramento em propriedades  localizadas nas zonas rural e urbana (com características rurais), onde serão implantadas obras hídricas como barragens, adutoras e as agrovilas.

"A integração entre as entidades é de fundamental importância, considerando que a regularização ambiental das propriedades possibilita monitorar as áreas de preservação permanente e de reserva legal", informou a técnica da Diflo, Tereza Farias. Ainda segundo a agente, a adequação dos imóveis junto ao CAR ampliará o percentual de áreas florestadas através do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Nos próximos passos, a Semace e SRH planejam novas reuniões com o intuito de definir diretrizes para cadastrar agrovilas.

Para a Diretoria Florestal da Superintendência, o êxito da implementação do CAR no Estado é determinante na atual política florestal e depende do engajamento dos órgãos envolvidos. A implantação do sistema possibilita recompor passivos ambientais por meio de programas de fomento e linhas de crédito. "Trata-se de um mecanismo de articulação intersetorial que, bem aplicado poderá trazer benefícios sociais, ambientais, além de colaborar para o desenvolvimento econômico", destaca Tereza.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov