Semace e Seuma iniciam atividades de acordo sobre manejo de fauna silvestre

3 de novembro de 2016 - 16:48

Qui, 3 de novembro de 2016, 16h30

semace.seumaA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) firmou um termo de cooperação técnica de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para que o órgão municipal passe a autorizar o manejo de fauna silvestre nos processos de licenciamento ambiental do município de Fortaleza. Técnicos da secretaria receberam na manhã desta quinta-feira (3) capacitação sobre o assunto, realizada pela Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace, setor da autarquia responsável pelas atividades de fauna do Estado.

O treinamento cumpriu a primeira meta do plano de trabalho referente ao acordo que  prevê a capacitação promovida pela Superintendência para o órgão municipal, com foco na análise processual e na emissão de autorizações para a captura, coleta, soltura, e transporte da fauna no âmbito do licenciamento ambiental municipal. Na ocasião, o biólogo e fiscal ambiental da Difis da Semace, Roberto Cavalcante, abordou sobre metodologias aplicadas à fauna e normas legais. "De acordo com a legislação ambiental vigente, o resgate de animais durante o licenciamento ambiental é de responsabilidade da empresa. O órgão ambiental é o competente para autorizar e fiscalizar", disse.

Para o diretor de fiscalização da Semace, Tiago Bessa, o evento "foi um primeiro passo para aproximar os órgãos ambientais para que possam unir esforços objetivando a gestão eficiente da fauna silvestre através da realização de ações que efetivamente protejam os animais". O momento contou com a presença de técnicos dos setores de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e políticas ambientais da Seuma. Os órgãos planejam outras atividades em cumprimento do termo de cooperação.

Ana Luzia Brito