Oito carros multados na RMF em blitze de combate à fumaça negra

1 de novembro de 2016 - 14:56

Ter, 1 de novembro de 2016, 14h55

A equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou no início dessa semana blitze em Aquiraz (31) e Maracanaú (1), Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, 205 veículos movidos a diesel foram vistoriados para que a quantidade de material particulado oriundo dos escapamentos fosse monitorado. Desse total, oito estavam emitindo fumaça acima do permitido pela legislação e cada um recebeu uma multa no valor de R$ 1.614,40.

O objetivo da Semace com a realização das blitze é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos automóveis que utilizam como combustível o diesel, a exemplo de ônibus, caminhões, 4×4, transportes alternativos etc. Contudo, o trabalho não visa ser apenas punitivo. A equipe busca conscientizar os responsáveis pelos carros de que a manutenção do motor é fundamental para que este realize a queima do combustível corretamente e, consequentemente, polua menos o meio ambiente.

Vistoria

A intensidade de fumaça emitida pelo escapamento é medida com o auxílio da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, o técnico da Semace faz uma comparação visual da tonalidade do material particulado expelido pelo escapamento com o da cartela. No caso em que a fumaça apresenta cor mais branda, o automóvel está dentro dos padrões estabelecidos, que é de 20% e 40% da escala. Porém, se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois se encontra nos percentuais de 60%, 80% e 100%, proibidos pela legislação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov