No Interior, caminhões e topics lideram ranking de veículos a diesel que emitem fumaça negra

28 de novembro de 2016 - 14:24

Seg, 28 de novembro de 2016, 14h14

Caminhões e topics lideraram o ranking de veículos irregulares durante ações do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) , nos municípios de Ocara, Quixadá, Baturité e Canindé, de 21 a 24 deste mês. Em quatro dias de blitze, a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia registrou o total de 422 veículos vistoriados e 13 multados por apresentar fumaça preta acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

Há vinte e seis anos o Programa da Superintendência atua visando reduzir os impactos ambientais gerados pela fumaça negra provocada por veículos do ciclo a diesel. Nas blitze, os agentes da autarquia fazem uso da escala de Ringelmann Reduzido, equipamento que mostra um painel de cores e indica as variações da fumaça, podendo alternar de 20 a 100%.

As multas variam de R$ 1.614,40 e 6.457,60 e podem ser reduzidas em 50%, com o infrator apresentando o carro irregular à superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação. Desta forma, o autuado poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

As blitze contaram com o apoio de agentes das polícias rodoviárias Federal e Estadual.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov