Véspera de feriado: Semace realiza blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

11 de outubro de 2016 - 16:12

Ter, 11 de outubro de 2016, 16h00

Na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu em Fortaleza novas blitze de combate à fumaça negra, nos dias 10 e 11, vistoriando o total de 230 veículos do ciclo a diesel. Dos automóveis vistoriados, 12 foram autuados com índices acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

As fiscalizações ocorreram nas avenidas Bernardo Manuel e Padre Pedro de Alencar, consideradas estratégicas pelo grande fluxo de veículos a diesel, dentre eles topics, vans, ônibus e caminhões. Na ocasião, os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, com a ajuda de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, solicitam a parada desses veículos, e realizam as medições dos índices de fumaça preta que podem variar de 20 a 100%, de acordo com a escala de Ringelmann Reduzido.

Segundo análise feita pela Geamo, a capital cearense tem apresentado redução no quantitativo de veículos que poluem por fumaça negra. “Temos observado cada vez mais uma diminuição de automóveis desse ciclo apresentando altos índices de poluição. Os motoristas estão se conscientizando cada vez mais”, disse o técnico da Semace, Francisco Oliveira.

As multas variam de R$ 1.614,40 e 6.457,60 e podem ser reduzidas em 50%, com o infrator apresentando o carro irregular à superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação. Assim, o autuado poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov