Semace promove curso sobre o CAR para representantes de nove municípios da região norte do CE

17 de outubro de 2016 - 14:42

Seg, 17 de outubro de 2016, 14h40

Representantes de secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, organizações não governamentais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de nove municípios da região norte do estado participaram, nos dias 13 e 14 de outubro, no município de Sobral, de um curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação foi promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da sua Diretoria Regional de Sobral (Disob).

O objetivo da Semace foi formar agentes multiplicadores para auxiliar os pequenos proprietários e posseiros rurais, cujos terrenos não ultrapassem quatro módulos fiscais, a realizarem seus cadastros ambientais rurais. A autarquia vem promovendo corriqueiramente essas capacitações em todo o interior do Ceará, com a finalidade de aumentar a adesão ao CAR e a quantidade de imóveis rurais cadastrados.

O CAR é um registro eletrônico desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de responsabilidade dos estados. Ele é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como objetivo integrar as informações ambientais dessas propriedades, formando uma base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito no site www.car.gov.br.

A Semace contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a parceria da Fundação CIS e do Programa Multiterritorial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ueva). Participaram do curso representantes dos municípios de Cruz, Marco, Morrinhos, Varjota, Granja, Martinópole, Coreaú, Sobral e Santana do Acaraú. O conteúdo foi ministrado pelos técnicos da Semace Francisco Frank, Raquel Gomes e Cleverton Albuquerque.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov