Semace participa de reunião do comitê de combate à poluição por óleo no Porto do Pecém

17 de outubro de 2016 - 15:37

Seg, 17 de outubro de 2016, 15h37

GTCEARAPORTOSA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente na segunda reunião do Comitê de Área para monitorar vazamentos de óleo no mar no Porto do Pecém, na região do CIPP, ocorrida na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Companhia de Integração Portuária. A autarquia foi representada pelos fiscais da Diretoria de Fiscalização (Difis), Tiago Bessa, e Isael Gomes. O encontro contou com agentes da Cearáportos, Sema, Ibama, Capitania dos Portos, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo do Amarante, Bombeiros e empresas da região.

A reunião discutiu a elaboração do regimento do colegiado, que determinará quais serão os órgãos e empresas representantes, bem como as competências de cada um. A conclusão do documento está prevista para novembro desse ano. Na ocasião, os agentes de fiscalização da Semace contribuíram com as deliberações da proposta.

O Plano de Área é o documento técnico que indica o que fazer em caso de derramamento de óleo. O Comitê de Área trata-se de um grupo de representantes do poder público e empresas instaladas no CIPP. “Cada um tem que ter seu plano de emergência individual. Caso este último não consiga atender a demanda, o Plano de Área deverá ser acionado”, informou o diretor da Difis da Superintendência, Tiago Bessa. Os planos fazem parte da elaboração do Plano de Comunicação, determinação estabelecida pelo Decreto Federal Nº 4871 de 2003.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov