Semace e entidades discutem sobre impactos na região do Açude do Cedro

6 de outubro de 2016 - 09:56

Qui, 6 de outubro de 2016, 09h30

fotosemaOs impactos ambientais na região do Açude do Cedro foi tema discutido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e entidades ligadas ao assunto em audiência pública ocorrida na tarde desta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o diretor de Fiscalização, Tiago Bessa, representou a autarquia e destacou o trabalho do órgão em relação à gestão florestal, licenciamento, monitoramento e fiscalização. O debate foi promovido pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

“Nos últimos anos, a autarquia registrou 217 denúncias de diversos crimes ambientais no município de Quixadá, não somente a região do Cedro”, destacou Bessa. Segundo ele, desse quantitativo, a Semace atendeu 70% das denúncias, que corresponde um total de cerca de 150. “Naturalmente, aquilo que foi constatado, a autarquia aplicou sanções, multas, embargos. A Semace deu um salto de qualidade”, disse Tiago.

A audiência foi proposta pelo deputado Renato Roseno (Psol), que defendeu o desenvolvimento de um plano sustentável para a área, tombada ainda em 1977 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião, entidades sociais reivindicaram a criação de um parque ecológico na região do Cedro e o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade na área do açude. O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, fez apresentação sobre a unidade de conservação Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá, acompanhado da gestora da UC, Luzilene Sabóia.

Também estiveram presentes na audiência: o procurador do MPF de Quixadá, Francisco Alexandre de Paiva Forte; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE) do MPCE, Jacqueline Faustino; representantes da Semace, do Dnocs, do Iphan, da Feclesc/Uece em Quixadá, da Associação de filhos e filhas, amigos e amigas de Quixadá e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

*Com informações da AL