Equipes da Semace de Fortaleza, Crato e Sobral planejam ações do CAR para 109 municípios

25 de outubro de 2016 - 13:25

Seg, 25 de outubro de 2016, 13h20

Os esforços da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para aumentar a demanda de adesões ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado do Ceará é uma constante na programação da autarquia. Em ação integrada, as equipes da Diretoria Florestal-Diflo (Fortaleza), Crato e Sobral, estiveram reunidas no período de 17 a 21 deste mês, na sede da Superintendência, onde elaboraram novas ações de planejamento regional nas suas respectivas áreas de atuação.

As atividades promovidas pelas equipes abrangem 109 municípios e são realizadas em conjunto com integrantes que compõem a Unidade de Gerenciamento do Projeto de Cadastramento Ambiental Rural do Estado. A definição dos municípios selecionados ocorreu a partir do levantamento de dados fundiários realizados pelo Idace, tendo como linha de base o ano de 2013.

“É de extrema relevância a parceria com o Idace, visto que, o público a ser beneficiado pelo projeto destina-se exclusivamente a agricultores e familiares, de propriedade ou posses com áreas de até quatro módulos fiscais, e que desenvolvam atividades agrossilvipastoris”, observa a técnica da Diflo da Semace, Tereza Farias. A determinação cumpre orientações do artigo 3 da Lei 12.651 de 2012, que estabelece a implantação do CAR.

“Para otimizar as ações, a Superintendência vem oferecendo todo o apoio por meio de suas diretorias e assessorias, bem como os atores locais municipais e estaduais”, conclui a agente da Diflo. As atividades também contam com o apoio de secretarias de meio ambiente, agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, educadores técnicos da Ematerce, Cogerh, dentre outros.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov