Construção do Cetas no Cariri é discutido na Urca

19 de outubro de 2016 - 15:15

Qua, 19 de outubro de 2016, 15h14

IMG-20161019-WA0008O projeto da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) de construir um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na região do Cariri foi debatido nesta terça-feira (18), na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato. O debate ocorreu como parte da programação da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da instituição de ensino superior. Além desse equipamento no Sul do Ceará, a Semace planeja a construção de outro em Fortaleza.

Na oportunidade, a autarquia esteve representada pelos fiscais ambientais Marcelo Soares, Roberto Cavalcante e Anderson Lima. Os servidores explicaram para o público como é realizada a apreensão de animais silvestres no estado, através de fiscalizações a criadores cadastrados, cativeiros ilegais, denúncias da posse desses bichos sem autorização em residências etc. Há também os casos em que o responsável pelo animal procura o órgão ambiental e devolve voluntariamente, ficando livre das sanções.

De posse desses animais é que entra a importância de um equipamento como o Cetas, já que é para lá que eles são levados, onde passam pelos cuidados de profissionais capacitados, que analisam se há condições de reinserir a espécime no meio ambiente. Atualmente, todo animal recolhido pela Semace é encaminhado ao Centro de Triagem do Ibama, localizado em Fortaleza.

Participaram ainda da mesa de discussão o fiscal ambiental da Semace e, atualmente, assessor de projetos especiais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Borralho, o jornalista e editor responsável do Fauna News, Dimas Marque, e o doutor e Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Urca, Allysson Pinheiro.

Fhilipe Augusto
Assesoria de Comunicação da Semace