Associação comunitária de Itapipoca busca regularização de imóvel aderindo ao CAR

20 de outubro de 2016 - 10:53

Qui, 20 de setembro de 2016, 10h20

IMG_20161019_094646956_HDR IMG_20161019_095651100Técnicas da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) receberam na manhã desta quarta-feira (19) um representante da Associação Beneficente de Ingá, do município de Itapipoca, para realizar o cadastramento rural da Fazenda Ingá, no distrito de Assunção. Com o total de 154 hectares, a propriedade abriga 55 famílias que sobrevivem de atividades oriundas da agricultura e pecuária. “Acho que é importante fazer o cadastramento porque a área estando mapeada, fica mais segura, ninguém mexe”, observou o representante da associação, José Ítalo Sousa.

O agendamento foi feito após José Ítalo assistir uma apresentação das técnicas da Diretoria Florestal na região de Itapipoca. Durante o atendimento na sede da Semace, ele apresentou a planta georreferenciada e fotos da fazenda, sendo orientado a propor uma área de reserva legal perfazendo 20% da propriedade, bem como a delimitação da área de uso consolidado e as áreas de preservação permanente. “As atividades da Diflo para fins de conscientização ambiental estão surtindo efeitos positivos como o atendimento feito nesse caso específico que fez com que as famílias residentes na fazenda entendam que a realização do CAR pode evitar desmatamentos ilegais”, disse a técnica da Diflo, Tereza Farias. Segundo a agente, o entendimento das famílias de que não é possível devastar na reserva legal pode evitar possíveis contratempos com a autarquia. “O registro do CAR é para regularizar ambientalmente a propriedade e permitir acesso as linhas de créditos e os projetos de fomento”, esclareceu.

Cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastramentos rurais no Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR. O último boletim do Serviço Florestal Brasileiro referente ao mês de agosto registou marca de 57.568 propriedades cadastradas no Estado do Ceará. A Semace, através da Diflo, desenvolve ações focadas em 109 municípios, atendendo contrato com o BNDES.

Como agendar

Os interessados em buscar informações ou agendar atendimentos do CAR podem entrar em contato com a Diretoria Florestal da Semace, através do telefone 32648117, ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

 

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov