Semace vistoria 340 veículos e multa 15 em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

22 de setembro de 2016 - 15:19

Qui, 22 de setembro de 2016, 15h13

A fumaça preta emitida por veículos a diesel trata-se de carbono pulverizado, indicando que o combustível não está sendo devidamente queimado. Para minimizar os impactos ambientais de veículos desse ciclo, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou em Fortaleza blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, de 20 a 22 deste mês, aplicando multa em 15 dos 340 automóveis vistoriados.

As blitze ocorreram na Rua Professor Glauco Lobo (Mondubim), e avenidas Osório de Paiva (Parangaba) e Jornalista Tomaz Coelho (Messejana), respectivamente. Durante as vistorias, os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace utilizam a escala de Rigelmann Reduzido com colorações que identificam o nível da poluição. Na ocasião, os técnicos também orientam os condutores sobre a necessidade de fazer manutenção dos veículos.

As multas variam de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60, podendo ser reduzidas em 50%. O infrator que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

As fiscalizações contaram com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza.


Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov